Visita ao Allianz Parque

Brasil, São Paulo 0

Dezesseis de junho de 1999, uma quarta-feira. Nessa data memorável, o Palmeiras conquistou um dos seus maiores títulos, a Copa Libertadores da América. Mas essa não foi a primeira e nem a última conquista. Ao longo dos 89 anos em que o estádio foi utilizado, a torcida palmeirense viu a conquista de muitos títulos, o talento de grandes craques, e equipes que ficaram eternizadas em sua memória. O palco dessas grandes conquistas não existe mais, ou melhor, existe, mas está bem diferente. Mudou para melhor. O velho estádio Palestra Itália (ou Parque Antártica, como também era carinhosamente conhecido), deu lugar a um novo estádio, uma arena multiuso, maior, mais moderna, mais confortável e integrada aos padrões da FIFA. Desde sua inauguração, o Allianz Parque se tornou um verdadeiro caldeirão para a equipe alviverde, além de ser mais um ponto turístico da cidade de São Paulo. Vamos conhecer o Allianz Parque?

Cadastre seu e-mail e baixe nosso E-Book gratuito

O PARQUE ANTÁRTICA

Tomada aérea do estádio Palestra Itália. São Paulo / SP, Brasil - 25/06/2010. Foto: Cesar Greco / Fotoarena

Foto aérea do antigo Parque Antártica. Crédito: Cesar Greco. Fonte: www.palmeiras.com.br/historia/estadio

Construído pela Companhia Antártica Paulista para uso de seus funcionários, o Parque Antártica era uma imensa área de lazer de mais de trezentos mil metros quadrados. Um lago, um bosque, restaurantes, um parque infantil e amplo espaço para prática esportiva compunham o local, além de um campo de futebol, um dos primeiros da cidade. 

Com a popularidade do esporte bretão crescendo, o campo passou a ser muito requisitado, sendo alugado pela empresa para pequenos clubes da cidade. Lá foi disputada, em três de maio de 1902, a primeira partida do primeiro campeonato oficial de futebol do país, o campeonato Paulista, com a vitória do Mackenzie College sobre o Germania por 2 a 1.

Após locar o campo por alguns anos, o Palestra Itália adquiriu o Parque Antártica em 1920. Na época, a compra ficou conhecida como “a loucura do século”, isso porque o clube tinha apenas seis anos de vida e muitos duvidavam que pudesse saldar a dívida. De fato, o clube precisou vender uma parte do terreno (onde atualmente se encontra o Shopping Bourbon) para quitar a última parcela.

palmeiras02-parque-antarctica-em-1922

Fonte: www.palmeiras.com.br

Aproveitando o crescimento dos sócios, o clube passa a investir na construção do estádio. As antigas arquibancadas de madeira foram substituídas por arquibancadas de concreto e uma tribuna para os associados foi construída, transformando o estádio (batizado como Palestra Itália em 1933) em um dos mais modernos do país à época.

MUDANÇA DE NOME

Em 1939 tem início a Segunda Guerra Mundial. Por dois anos o Brasil tentou manter-se alheio ao conflito, mas entre 1941 e 1942, navios brasileiros começam a ser atacados por submarinos alemães, levando o governo brasileiro a declarar guerra à Alemanha e, consequentemente, aos seus aliados na guerra: Itália e Japão. A partir daí tudo que tivesse origem italiana, alemã e japonesa passou a ser visto com desconfiança. O Palestra Itália, fundado por descendentes de italianos, foi obrigado pelo governo brasileiro a mudar de nome. Assim, o Palestra Itália sai de cena para dar lugar à Sociedade Esportiva Palmeiras.

Seleção Brasileira composta penas por jogadores do Palmeiras, em jogo contra a Seleção do Uruguai, em 1965.

Em 1965, o Palmeiras, vestindo o uniforme da Seleção Brasileira, venceu a seleção do Uruguai por 3 x 0 em um amistoso para comemorar a inauguração do Mineirão. Foi a primeira vez que um clube foi convidado para compor o elenco da Seleção Brasileira.

O ALLIANZ PARQUE

Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras, em São Paulo

O antigo estádio Palestra Itália tinha capacidade para aproximadamente 32.000 pessoas, muito pouco para o tamanho da torcida e pela grandeza do clube. Assim, no sentido de reformar seu estádio, o Palmeiras fechou contrato com a construtora W.Torre, que ficou responsável por construir a nova casa palmeirense.

Interior do Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras.

Inaugurado em novembro de 2014, após cinco anos de obras. O Allianz Parque é uma arena multifuncional, projetada para receber diversos tipos de eventos. Possuí edifício com capacidade para 2.000 carros. A visão do campo é perfeita, mas para garantir que você não perca nem um detalhe, o estádio possuí dois telões enormes. Quarenta e três lanchonetes espalhadas pelo estádio garantem a alimentação dos visitantes.

Para jogos de futebol, o estádio possui capacidade para 43 mil assentos cobertos, seguindo os padrões da FIFA. Para shows, o estádio completo comporta até 55 mil pessoas, e o anfiteatro, localizado atrás de um dos gols, comporta até 11 mil pessoas.

Gramado do Allianz Parque recebendo tratamento.

A entrada para visita é pelo portão A, e é feita com um guia que te leva por todo o estádio, explicando os detalhes e o funcionamento de cada trecho do estádio. A duração da visita é de aproximadamente 1h20 minutos e o roteiro inclui: Arcos do Palestra Itália, Arquibancadas, Camarotes, Allianz Hall, Sala de Coletiva de Imprensa, Vestiário e Campo. 

Área de acesso às arquibancadas do estádio Allianz Parque, o novo estádio do Palmeiras.

Se assistir a uma partida de futebol já é emocionante, imagine caminhar por dentro do estádio e visitar, por exemplo, o local onde os jogadores se trocam, onde se aquecem. A sensação quando você atravessa o túnel de acesso e chega ao campo é de arrepiar.

Área de aquecimento em frente ao vestiário do Palmeiras, no Estádio Allianz Parque.

Arquibancada vista do campo, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras.

Para quem está em São Paulo e gosta de futebol – palmeirense ou não -, não pode perder a oportunidade de visitar esse belíssimo estádio, casa de um dos maiores clubes de futebol do país, e que já virou referência como ponto turístico e local de eventos da cidade.


ALLIANZ PARQUE

Av. Francisco Matarazzo, 1.705, Água Branca. A estação Barra Funda do Metrô (Linha 3 – Vermelha) está a 10 minutos de caminhada.

HORÁRIO: de quarta a sexta, às 10:00, 11:30, 13:00, 14:30 e 16:00;

sábado e domingo, às 10:00, 11:00, 12:00, 13:00, 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00.

PREÇOS: 40,00 reais.

*Atenção: não há tour em dias de jogos e eventos, consulte o SITE OFICIAL para maiores informações.


IMPORTANTE: Preços e horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte SEMPRE os sites oficiais para não ter surpresas em sua viagem.

Acompanhe o blog também no Facebook, Twitter e Instagram.

Crédito da imagem destacada: Elvis Boaventura (CC BY 3.0 – Commons.Wikimedia). 

Baixe nosso e-book gratuito.


Vai viajar para São Paulo? Aqui no blog temos parcerias que podem facilitar o planejamento de sua viagem. As empresas com as quais trabalhamos são: DECOLAR.COM (passagens aéreas), BOOKING.COM (reserva de hotéis) MONDIAL SEGUROS (seguro de viagem), RENTAL CARS (locação de veículos). Todas essas empresas são amplamente conhecidas em suas áreas de atuação, sendo utilizadas por viajantes de todo o mundo. Ao adquirir qualquer serviço oferecido por essas empresas através de algum link disponibilizado no blog, nós ganhamos uma pequena comissão, e VOCÊ NÃO PAGA TAXAS ADICIONAIS por isso, pois a comissão sairá do lucro da empresa. É uma forma de ajudar a manter o blog, assim podemos continuar escrevendo conteúdos e dando dicas de viagens.

    Umberto Oliveira

    Umberto Oliveira

    Olá, eu sou o Umberto. Historiador de formação, viajante por opção. Resolvi criar um blog para juntar essas duas paixões e compartilhar um pouco das minhas experiências. Preparados para viajar na história?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *