O que fazer em Porto Alegre?

Brasil, Porto Alegre 0

Capital mais meridional e quinta mais populosa do país, Porto Alegre tem, ao mesmo tempo, a agitação de uma capital e a tranquilidade de uma cidade do interior. Devido ao clima semelhante ao europeu, a cidade atraiu muitos imigrantes, primeiro os açorianos, por volta do século XVIII, e depois alemães e italianos, cuja influência pode ser sentida até hoje em sua cultura. A localização da cidade faz do pôr do sol uma atração à parte, além das muitas opções de lazer que Porto Alegre tem, e das quais vamos falar um pouco neste post. Prontos para viajar na história de Porto Alegre?

Baixe nosso E-Book gratuito

Porto Alegre surgiu da necessidade vista pelo Reino de Portugal em povoar a parte sul do território brasileiro como forma de tomar a posse definitiva dessas terras que, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, deveriam pertencer à Coroa espanhola. Somente em 1750, com a assinatura do Tratado de Madri, foi definida a posse portuguesa da região, que começou a receber colonos portugueses vindos do Arquipélago dos Açores. A posição geográfica de Porto Alegre permitiu um rápido crescimento econômico, alçando a cidade à condição de sede da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul. No século XIX, a chegada de imigrantes europeus, sobretudo alemães e italianos contribuiu ainda mais nesse crescimento, ajudando a moldar a cultura gaúcha.

O QUE FAZER EM PORTO ALEGRE?

NO CENTRO HISTÓRICO

CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA

Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Instituição cultural inaugurada em 1990 e situada no edifício onde antes funcionava o famoso Hotel Majestic.  Os espaços são dedicados às artes visuais, música, dança, teatro, literatura, exposições, oficinas e eventos, além da exibição de filmes. A casa homenageia o poeta, escritor e jornalista Mário Quintana, que foi morador do hotel entre 1968 e 1980. No 2º andar há uma exposição que reproduz com móveis e objetos pessoais o quarto onde o poeta viveu.

Reprodução do quarto ocupado por Mário Quintana no antigo Hotel Majestic, atual Centro de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Rua dos Andradas, 736.

Horários: terças a sexta-feira, das 09h00 às 21h00, sábados, domingos e feriados, das 12h00 às 21h00.

Entrada Franca (para mais informações sobre a programação da casa, exposição, horários e preços dos filmes, consultem o Site Oficial).

SANTANDER CULTURAL

Fachada do Santander Cultural, em Porto Alegre.

Espaço organizado pelo Banco Santander voltado para integração e difusão artística e cultural. Exibe diversas exposições no campo das artes visuais, música, cinema e reflexão. Recentemente se envolveu em uma grande polêmica com a exibição da mostra Queermuseu. A amostra acabou sendo cancelada pelo Banco devido à repercussão negativa provocada pela pressão de algumas pessoas que consideraram várias obras como inadequadas.

Rua Sete de setembro, 1028.

Horários: de terça a sábado, das 10h00 às 19h00. Domingo das 14h00 às 19h00. Fechado nos feriados.

Entrada franca (para saber a programação e valores dos eventos musicais e exibição de filmes, consulte o Site Oficial.)

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Contando com um acervo com mais de 3.600 obras que vão da metade do século XIX até os dias de hoje, o MARGS é um dos principais museus da cidade. Sua coleção abrange pinturas, gravuras, esculturas, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografias, entre outros, com ênfase na produção de artistas gaúchos. Está localizado no Centro Histórico de Porto Alegre em um edifício construído em 1913 e tombado pelo IPHAN em 1981.

Praça da Alfândega, s/nº

Horários: terça a domingo, das 10h00 às 19h00. Entrada gratuita.

SITE OFICIAL

O Memorial do Rio Grande do Sul em destaque, com o MARGS à esquerda, em Porto Alegre.

MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL

O antigo prédio dos Correios e Telégrafos, construído entre 1910 e 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980 é a sede desse museu, que tem como objetivo preservar a história e a cultura gaúcha. Seu vasto acervo é composto de mapas, gravuras, fotos e livros que explicam em detalhes os principais momentos da história do estado e os personagens que dela fizeram parte.

Rua Sete de Setembro, 1020.

Horários: de terça a sábado das 10h00 às 18h00, domingos e feriados das 13h00 às 17h00. Mais informações aqui.

 

MERCADO PÚBLICO

Crédito: Tetraktys (CC BY-SA 3.0), Wikimedia.Commons.

Inaugurado em 1869, o Mercado Público é um dos principais locais de comércio da cidade. Está localizado em um edifício centenário, que se tornou Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979 e já sofreu com enchentes e incêndios (o último deles em 2013). O mercado conta com mais de 100 estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, padarias e açougues.

Entrada pela Praça Pereira Parobé, Av Borges de Medeiros, Largo Jornalista Glênio Péres ou Av Júlio de Castilhos.

Horários: de segunda a sexta das 07h30 às 19h30, sábado das 07h30 às 18h30.

SITE OFICIAL

CENTRO CULTURAL USINA DO GASÔMETRO

Centro Cultural Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

O Gasômetro era uma antiga usina termoelétrica movida a carvão localizada às margens do Rio Guaíba, que funcionou entre 1928 e 1974. Sua função era gerar energia para abastecer a cidade. Um dos principais locais para ver o pôr do sol, foi transformado em centro cultural em 1991, sendo um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. São 18.000 metros quadrados abrigando espaços para auditórios, exposições, cinema e teatro. A grande sacada desse passeio é ver de perto um edifício feito para um uso tão específico quanto uma usina geradora de energia.

Interior da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Av. Presidente João Goulart, 551

Horário: de terça a sexta, das 09h00 às 19h00;

Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00.

Entrada gratuita

Todas essas atrações estão relativamente próximas umas das outras, e com um pouco de animação é possível visitar tudo em um dia. Para mais atrações no centro, clique aqui.

 

ALGUMAS ATRAÇÕES FORA DO CENTRO HISTÓRICO

PARQUE DA REDENÇÃO

Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

O Parque da Redenção (também conhecido como Parque Farroupilha) é o maior, mais tradicional e popular parque de Porto Alegre. Com aproximadamente 370 mil metros quadrados, o parque oferece um espaço de lazer muito visitado, com parque de diversões, lagos, um complexo esportivo e muito verde.  Aos domingos (das 09h00 às 17h00) acontece o Brique da Redenção, uma famosa feira de artesanato.

Interior do Parque da Redenção, o mais importante parque de Porto Alegre.

Avenida José Bonifácio, s/nº – Redenção.

 

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

Instituto Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Iberê Camargo foi um importante artista gaúcho. Pintor, professor, escritor e gravurista, produziu uma vasta obra ao longo de sua carreira. Um ano após sua morte em 1994, sua viúva, responsável pelo seu acervo artístico, resolveu criar uma fundação para preservar seu trabalho. O acervo conta com mais de 5.000 peças, além de exposições e mostras de outros artistas. A princípio, a fundação estava localizada na casa onde estava o ateliê do artista, mas em 2008 a fundação se mudou para um moderno edifício projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza. Janelas dentro do edifício proporcionam ao visitante uma bela vista do Rio Guaíba, além de ser também um ponto de observação do Pôr do Sol.

Crédito: Gustavo Kunst (CC BY-SA 3.0), Commons.Wikimedia.

Vista do Rio Guaíba com o Estádio Beira Rio ao fundo.

Av. Padre Cacique, 2.000

Horários: sábados e domingos, das 14h00 às 19h00.

Entrada Franca

Site Oficial

ESTÁDIO BEIRA RIO

Arquibancadas do estádio Beira Rio, do Internacional de Porto Alegre.

Para quem gosta de futebol, uma boa opção é visitar o Beira Rio, estádio de um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro: o Internacional de Porto Alegre. Fundado em 1969, o estádio foi todo reformado para ser utilizado como sede da Copa do Mundo de 2014, possuindo atualmente capacidade para aproximadamente 51.300 pessoas. A visita dura cerca de uma hora, abrangendo todas as dependências do estádio, como arquibancada, camarotes, campo e banco de reservas, vestiários, sala de coletivas, área mista e o Memorial em homenagem à Fernandão, ex jogador e ídolo do clube falecido em um acidente de helicóptero em 2014.

Arquibancadas e banco de reservas do Estádio Beira Rio vistos do campo.

Av. Padre Cacique, 891

Consulte os horários, tipos de visita e preços no Site Oficial.

Outra opção para os amantes do futebol é visitar o estádio do Grêmio, que fica do outro lado da cidade, próximo ao aeroporto. Consulte mais informações no Site Oficial do clube.

TRÊS LUGARES PARA VER O PÔR DO SOL EM PORTO ALEGRE

O Por do Sol em Porto Alegre.

A localização de Porto Alegre, de frente para o Rio Guaíba e voltada para Oeste permite uma visão privilegiada do pôr do sol, sobretudo no café da CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA, na USINA DO GASÔMETRO, e do FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Procure saber o horário exato em que o sol se põe e tente chegar mais cedo em algum desses locais para apreciar o espetáculo.

Pôr do Sol visto do café do Centro Cultural Mário Quintana, em Porto Alegre.


IMPORTANTE: Preços e horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte SEMPRE os sites oficiais para não ter surpresas em sua viagem.

Acompanhe o blog também no Facebook, Twitter e Instagram.

Baixe nosso e-book gratuito.


Vai viajar para Porto Alegre? Aqui no blog temos parcerias que podem facilitar o planejamento de sua viagem. As empresas com as quais trabalhamos são amplamente conhecidas em suas áreas de atuação, sendo utilizadas por viajantes de todo o mundo. Ao adquirir qualquer serviço oferecido por essas empresas através de algum link disponibilizado no blog, nós ganhamos uma pequena comissão, e VOCÊ NÃO PAGA TAXAS ADICIONAIS por isso, pois a comissão sairá do lucro da empresa. É uma forma de ajudar a manter o blog, assim podemos continuar escrevendo conteúdos e dando dicas de viagens. 

    Umberto Oliveira

    Umberto Oliveira

    Olá, eu sou o Umberto. Historiador de formação, viajante por opção. Resolvi criar um blog para juntar essas duas paixões e compartilhar um pouco das minhas experiências. Preparados para viajar na história?

    continue viajando na história

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *