National Gallery, em Londres

Inglaterra, Londres 2

Para quem gosta de pinturas, esse é o lugar. A National Gallery é uma das galerias de arte mais famosas e importantes do mundo, e um dos locais mais visitados de Londres, com mais de 2.300 obras em exposição. Seu acervo vai do século XIII até o início do século XX, possuindo obras de artistas do porte de Caravaggio, Michelangelo, Van Gogh e Da Vinci, entre outros. Vamos conhecer?

Cadastre seu e-mail e baixe nosso E-Book gratuito

Crédito: Diego Delso (CC BY-SA 4.0), Commons.Wikimedia.

As primeiras pinturas vieram em 1824 com a compra da coleção de John Julius Argenstein, um banqueiro londrino, juntamente com sua mansão, alocando as obras até que um local mais apropriado fosse construído. Em 1831, o Parlamento Britânico concordou com a construção de um grande edifício na Trafalgar Square, uma das praças mais importantes da cidade, sendo inaugurado em 1838.

A princípio, o público da galeria se limitava à elite londrina, mas sua localização central, que permitia fácil acesso, e a entrada gratuita atraíram pessoas de todas as classes sociais, aumentando em muito o seu público, e fazendo da National Gallery um dos locais mais visitados da cidade.

Entrada da National Gallery, em Londres.

Assim como muitos outros museus europeus, a National Gallery também fechou suas portas durante o conflito, retirando a maior parte do seu acervo de Londres e escondendo-o em cidades no interior do país.

Interior da National Gallery, em Londres.

A maior parte do fantástico acervo da galeria provêm de compras efetuadas pelo governo britânico e por doações anônimas. Um das principais obras é a Virgem das Rochas, de Da Vinci.

 

A VIRGEM DAS ROCHAS

Virgem das Rochas, um dos quadros mais famoso e polêmicos de Da Vinci, em exposição na National Gallery de Londres.

Também conhecia como Madona das Rochas, é um dos quadros mais polêmicos do artista. A pintura mostra o menino Jesus, de maneira submissa, sendo abençoado por João Batista, sendo o contrário o mais comum. Virgem Maria aparece erguendo a mão esquerda, como se tocasse uma cabeça imaginária. Essa tela foi feita para adornar o altar da Capela de São Francisco em Milão, e provavelmente é uma cópia de outra tela quase idêntica, atualmente em exposição no Louvre. A principal diferença entre elas é que na tela do Louvre, o anjo ao lado de João Batista, faz um gesto ameaçador, como se fosse cortar a cabeça invisível.

Merecem destaque também O Retrato dos Arnolfini, de Jan Van Eyck, Girassóis, de Van Gogh, e O Batismo de Cristo, de Piero della Francesca.

O Retrato dos Arnolfini, de Van Eyck, em exposição na National Gallery.

O Batismo de Cristo, de Piero della Francesca, em exibição na National Gallery, em Londres.

Num edifício localizado atrás da National Gallery fica a National Portrait Gallery, cujo acervo é composto de pinturas, fotografias, caricaturas e esculturas. Embora não seja tão badalada quanto a National Gallery, vale a pena uma visita. Mais informações no Site Oficial.

 

NATIONAL GALLERY

Trafalgar Square , Londres (Estação Charing Cross do metrô – Linhas Overground, Bakerloo e Northern).

Horário: Todos os dias das 10:00 às 18:00 (às sextas, das 10:00 às 19:00). Fechado em 1º de janeiro, 24, 25 e 26 de dezembro.

Entrada gratuita.

Site Oficial


IMPORTANTE: Preços e horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte SEMPRE os sites oficiais para não ter surpresas em sua viagem.

Acompanhe o blog também no Facebook, Twitter e Instagram.

Baixe nosso e-book gratuito.


Vai viajar para a Londres? Aqui no blog temos parcerias que podem facilitar o planejamento de sua viagem. As empresas com as quais trabalhamos são: DECOLAR.COM (passagens aéreas), BOOKING.COM (reserva de hotéis) MONDIAL SEGUROS (seguro viagem), RENTAL CARS (locação de veículos). Todas essas empresas são amplamente conhecidas em suas áreas de atuação, sendo utilizadas por viajantes de todo o mundo. Ao adquirir qualquer serviço oferecido por essas empresas através de algum link disponibilizado no blog, nós ganhamos uma pequena comissão, e VOCÊ NÃO PAGA TAXAS ADICIONAIS por isso, pois a comissão sairá do lucro da empresa. É uma forma de ajudar a manter o blog, assim podemos continuar escrevendo conteúdos e dando dicas de viagens. 

    Umberto Oliveira

    Umberto Oliveira

    Olá, eu sou o Umberto. Historiador de formação, viajante por opção. Resolvi criar um blog para juntar essas duas paixões e compartilhar um pouco das minhas experiências. Preparados para viajar na história?

    2 “National Gallery, em Londres”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *